É comum que por modismo ou porque ouviram dizer que é importante, as empresas criem perfis nas redes sociais. Mas mais importante do que ter a conta institucional é conhecer o consumidor com quem deseja falar para entender em qual rede é importante estar e qual a linguagem que será adotada.
Não adianta nada estar em todas as redes e não conseguir administrar de forma correta a comunicação nessas plataformas. Entre os erros mais comuns cometidos pelas empresas está a impressão de que gerenciar e produzir conteúdo é um trabalho fácil que pode ser produzido sem qualquer estratégia.
Ainda na linha de falta de estratégia, é comum a dedicação “parcial”. Esquecer uma publicação ou um anúncio nas redes e olhar só quando tiver tempo é tratar de forma bastante displicente a comunicação e aproximação com o cliente.
É importante, também, levar a linguagem tradicionalmente utilizada na comunicação entre empresa e cliente para as redes. Isso gera identidade. Não adianta ser gentil nas redes e não levar essa política de atendimento para a loja, por exemplo.