Realizar testes A/B é fundamental para fazer o seu negócio online crescer.
Porque você já deveria estar fazendo teste A/B em seu site hoje mesmo
Não é atoa que ele é um dos grandes conceitos do Marketing Digital – a partir dos experimentos realizados é possível entender melhor o comportamento do seu usuário e desenhar interfaces e promoções que realmente tragam mais resultados para a sua empresa!
O que é o teste A/B?
Imagine que 30% das pessoas que entram no seu site buscam por seu produto, mas, destes 30%, somente 2% realmente compram.
Fica então a dúvida: Será que o meu cliente não quer comprar o meu produto ou não acha o botão “comprar”?
Essa pergunta não pode ser respondida com “achismos”. É preciso testar hipóteses para melhorar a experiência do usuário, garantindo maiores conversões para a sua empresa.
Desta forma, temos que o Teste A/B baseia-se na formulação de hipóteses que possam alterar, significativamente, a taxa de conversão do seu site.
Os testes funcionam assim, criamos duas versões de um mesmo site, e-mail marketing ou landing page – uma versão original e outra versão com alguma alteração que pretende aumentar a conversão. Depois de certo período avaliamos os resultados gerados por cada uma delas e escolhemos aquela que trouxe o melhor desempenho.
Alguns exemplos incluem alterar a posição ou a cor de botões (como o botão comprar), alterar a disposição das imagens ou acrescentar/retirar informações da página ou do formulário. As possibilidades são muitas!
Mas, como já falamos anteriormente, não podemos fazer alterações em uma página baseando-se apenas em nossas opiniões. É por isso que o Teste A/B é tão importante. Com ele, é possível entender estatisticamente se uma alteração gera mais vendas para você de verdade!
Como funciona?
A observação é o primeiro passo. Ela serve como gatilho para o processo. É neste momento que se observa um comportamento fora da curva, com desempenho abaixo do esperado. Assim identificamos que existem possíveis problemas a serem solucionados.
Depois disso, o passo mais importante para a elaboração de um teste A/B é a definição clara da natureza do problema a ser resolvido e o estabelecimento dos objetivos a serem atingidos pelo teste.
Com isso em mãos, é o momento de levantar e definir a hipótese de solução para o problema. Desenvolvem-se, então, duas versões da mesma interface. Com ferramentas, distribui-se o tráfego aleatoriamente para as duas páginas e observam-se os resultados.
É importante lembrar que, para uma análise de resultados bem feita, é preciso tempo de teste (para saber se realmente o resultado foi satisfatório) e testar uma hipótese de cada vez. Se você testar várias coisas ao mesmo tempo, não saberá qual alteração realmente trouxe o aumento dos resultados.
Se você ainda não faz teste A/B no seu site, porque já deveria estar fazendo?
Se você está fazendo um investimento constante no seu negócio, obviamente você espera resultados. Com a aplicação dos testes A/B, é possível avaliar qual modelo de página gera o melhor desempenho, otimizando assim o investimento realizado. Além disso, os testes geram dados importantes para você embasar suas decisões empresariais.
Manter uma rotina de testes e análises fará com que você conheça melhor o seu público e aprenda com ele, podendo desenvolver formas de surpreendê-lo com uma experiência de compra diferenciada, gerando mais resultados para o seu negócio.
Quer saber mais sobre Teste A/B e como ele pode auxiliar a sua empresa? Entre em contato com a gente!