93% dos processos de compra começam com uma busca online. Quando o seu cliente busca a sua empresa na internet, o que ele encontra?
Inbound Marketing: o que é e por que essa estratégia pode alavancar a sua empresa
Imagine o seu consumidor chegando voluntariamente ao site da sua empresa. Sim, isso é possível! Essa é uma das grandes vantagens do Inbound Marketing – um conjunto de estratégias que tem como objetivo atrair o seu público para o seu site através da criação de conteúdo de qualidade para um público específico.
Além disso, ele utiliza táticas de conversão e relacionamento com os clientes para gerar não apenas mais vendas, mas verdadeiros fãs para a sua marca.
Mas afinal, por que o Inbound Marketing é tão importante para a sua empresa
As empresas mais inovadoras do mercado estão cada vez mais envolvidas com o Inbound Marketing, pois com ele a área de Marketing transforma-se em centro de investimentos para a organização, uma vez que os resultados dessas estratégias são totalmente mensuráveis e o retorno do investimento é visível.
Por exemplo, você tem ideia de quantas vendas converteu depois de distribuir inúmeros flyers no sinal ou quantas pessoas viram o seu anúncio na televisão? Pois bem, com o Inbound Marketing é possível acompanhar de fato quantas pessoas viram seu anúncio, quantas entraram no seu site, preencheram um formulário de contato, entre outras informações – trazendo muito mais chances de retorno para a sua empresa.
Neste cenário, o conteúdo tem um papel muito importante de educar os seus clientes potenciais sobre o segmento da sua organização e fazer com que a sua empresa realmente seja lembrada como referência de qualidade no assunto na hora da compra – e isso sim faz toda diferença!
Como funciona o Inbound Marketing
Se a sua empresa pretende aumentar sua visibilidade no mercado, atrair novos clientes potenciais, gerar mais vendas e diminuir o custo de aquisição por clientes – o Inbound Marketing é pra você!
A metodologia do Inboung Marketing segue uma sequência de etapas que ajudam a sua empresa a atingir esses objetivos, passando por 4 etapas essenciais: atrair, converter, fechar e encantar.
Cada etapa tem um objetivo diferente: primeiro é preciso atrair o cliente certo para o seu site, blog ou landing page. É possível fazer isso por meio de conteúdos relevantes para o seu público alvo, envolvendo diferentes estratégias para angariação de novos visitantes.
Depois disso é preciso converter o seu visitante em lead. Leads são potenciais compradores da sua marca, pois já conhecem você e possuem necessidade ou interesse no seu produto ou serviço. Nesse momento o seu futuro cliente já entrou em contato com a sua marca, é preciso agora recolher o máximo de informações pertinentes sobre ele, para que você possa entregar uma oferta ou conteúdo que se enquadre na necessidade dele, induzindo-o ao fechamento.
Por fim, não basta apenas finalizar a compra. É preciso encantar o seu cliente e abrir portas para novas compras, indicações ou expansões de contrato. Aqui mora a grande mágica do marketing digital, transformando consumidores em verdadeiros fãs da sua marca! Portando, é imprescindível continuar em contato com esse cliente, monitorando o relacionamento dele com a marca.
Saiba mais sobre cada fase do Inbound Marketing
Em cada fase são utilizadas ferramentas diferentes com objetivos específicos, auxiliando a sua empresa a gerar mais leads, como blogs, SEO, links patrocinados, estratégias em redes sociais, landing pages, CRO, entre outras.
Mais do que isso, as estratégias de Inbound Marketing também permitem a aquisição de informações importantes sobre o seu público, entre muitas outras possibilidades!
Devido à essas ferramentas e às métricas que elas proporcionam, é possível monitorar os resultados e construir estratégias cada vez mais assertivas para o seu negócio. Por essa razão, o Inbound Marketing é 62% mais barato que o Marketing convencional, e tem aumentado sua abrangência para cada vez mais empresas.
Toda organização pode utilizar conceitos de Inbound Marketing para gerar mais resultados. É possível adaptá-los para qualquer negócio, usando conteúdos úteis ou para entretenimento, transformando sua marca em referência no seu segmento, aumentando a suas vendas!
Entrar para o mundo digital já não é mais uma opção para as empresas, mas sim, uma estratégia para manter-se competitivo. E uma coisa é certa: seu cliente vai procurar sobre a sua empresa na web: e então, o que ele vai encontrar – e quem ele vai encontrar primeiro?
Quer saber mais sobre Inbound Marketing e como ele pode auxiliar a sua empresa? Entre em contato com a gente!