Escrever para as redes sociais não é tão simples quanto parece. Organizar as ideias de forma clara e direta é o primeiro passo para se comunicar em qualquer uma das plataformas escolhidas. Essa é a regra básica para escrever bem: simplicidade para ser bem compreendido.
O social media precisa conhecer com qual público ele conversa. Públicos como adolescentes e jovens exigem uma comunicação mais próxima do dia-a-dia deles, com jargões e memes, por exemplo. No entanto, este tipo de linguagem é tão efêmera quanto a atenção desse público. É preciso estar completamente conectado com o universo dos receptores em questão para não perder o timing e publicar piada velha, que no caso aqui pode se desfazer em pouco mais de um dia.
Empresas que tem uma comunicação tradicionalmente mais formal podem seguir a mesma linha nas redes sociais. Aqui vale o conselho de encontrar o meio termo. Não precisa ser tão alinhada com os memes do momento nem tão distante que pareça uma linguagem antiquada. É possível ser formal e simples ao mesmo tempo.
Outro ponto a ser observado é a rede em questão. Tanto o Instagram quanto o Facebook permitem textos mais curtos e simples, mas é importante observar as particularidades de cada uma. Por exemplo, as hastags funcionam muito bem no Instagram e podem, inclusive, impulsionar o post por conta do engajamento que gera. O mesmo não vale para o Facebook onde o engajamento é quase nulo por conta do próprio algoritmo da rede de Mark Zuckerberg.
Por último, mantenha a identidade na linguagem. Seja nas postagens ou interações com o público é importante manter a mesma linha. Isso dá credibilidade à comunicação da empresa.